"A Balada de Johnny Sosa", de Mario Delgado AparaĆn
- Paulo Jorge Pereira
- Nov 9, 2025
- 2 min read
Romancista, jornalista, professor, contista, o uruguaio Mario Delgado AparaĆn tem obra multipremiada e, em 1987, publicou "A Balada de Johnny Sosa, de que aqui se apresenta um trecho.
Uruguaio nascido em La Macana, zona rural próxima da cidade de Florida, a 28 de julho de 1949, ao longo dos anos repartiu a sua atividade por jornalismo e escrita, tornando-se ainda professor. De 1982 Ć© a publicação do livro de estreia, "Causa de Buena Morte", na qual reuniu uma sĆ©rie de contos. As obras seguintes foram romances: "Estado de Gracia" (1983), "El DĆa del Cometa" (1985), "La Balada de Johnny Sosa" (1987), cujo prefĆ”cio foi escrito por LuĆs SepĆŗlveda - escreveriam a quatro mĆ£os a obra "Los Peores Cuentos de los Hermanos Grimm", publicada em 2004 - e de que aqui se apresenta um excerto. Regressou aos contos em 1991 com "Las Llaves de Francia", seguindo-se outro romance ("Por Mandato de Madre", de 1996) antes de mais contos: "Querido Charles Atlas e Otras Historias Terribles" (1997). E foi intercalando romance e contos: "Alivio de Luto" (1998) - que daria origem, em 2017, ao filme "Otra Historia del Mundo" -, "La Leyenda del FabulosĆsimo Cappi y Otras Historias" (1999). Insistiu nos contos com "Terribles Ojos Verdes" (2001) e foi acumulando distinƧƵes literĆ”rias. O romance "No RobarĆ”s las Botas de los Muertos" Ć© de 2002 e, no ano seguinte, alĆ©m de "El Canto de la Corvina Negra e Otros Cuentos", tambĆ©m publicou literatura infantil com La Taberna del Loro en el Hombro".
Escritor de diversas obras de cariz jornalĆstico, empenhou-se outra vez na publicação de contos com "Vagabundo y Errante. Peripecias de Pedro P. Pereira" (2009). Entre o comeƧo e o meio da dĆ©cada de 90, entre Mario Delgado AparaĆn desempenhou funƧƵes como diretor de Artes e CiĆŖncias do Departamento e DivisĆ£o de Cultura em Montevideu.
Edições ASA/Tradução de Maria do Carmo Abreu
Quando se assinalaram 40 anos sobre o golpe de Estado de 27 de julho de 1973 que instaurou a ditadura no Uruguai, Mario Delgado AparaĆn foi taxativo: "Neste paĆs, aprendemos a resistir escrevendo."
Os seus livros mais recentes sĆ£o o romance "El Hombre de Bruselas" (2011), contos com "La FĆ”bula del Tucutucu Real" e o romance "Tango del Viejo Marinero" (ambos de 2015), a história ilustrada "Un Perro Sin Nombre" (2017) e "Los Ocho MagnĆficos" (2018).
