Search
  • Paulo Jorge Pereira

"A Provisória Loucura de Baltazar", de Waldir Araújo

Nascido na Guiné Bissau em 1971, Waldir Araújo é um dos autores que participaram na coletânea dedicada a contos inéditos de autores de língua portuguesa sob o título genérico de "Língua Mátria": no seu caso, o conto de que aqui se apresenta um excerto chama-se "A Provisória Loucura de Baltazar".



Tinha apenas 14 anos quando, ao ganhar um concurso literário de iniciativa do Centro Cultural Português, na cidade guineense de Bissau, teve oportunidade de vir para Portugal. Nascido na capital guineense em 1971, Waldir Araújo iria completar os estudos em solo português, dedicando-se ainda ao Direito antes de optar em definitivo pela atividade jornalística.

A partir de meados dos anos 90 aplica-se ao Jornalismo, trabalha na revista Valor e, em 2001, torna-se profissional da RTP, inserido na RDP-África. Ainda assim, nunca deixa de se interessar pela Literatura e escreve mesmo a obra "Admirável Diamante Bruto e Outros Contos", publicada em 2008. Quatro anos antes, uma nova bolsa, agora atribuída pelo Centro Nacional de Cultura, ajuda-o a dedicar-se ao estudo da comunidade dos Rabelados, na ilha cabo-verdiana de Santiago.



The Book Company


Waldir Araújo publicou em 2008 a obra "Admirável Diamante Bruto e Outros Contos".

Além disso e da participação na coletânea que hoje aqui regressa, Waldir Araújo também escreve poesia e outros contos, sendo já parte de antologias não só em Portugal, mas também no Reino Unido, Polónia, Estados Unidos ou Brasil, por exemplo.



45 views0 comments

Recent Posts

See All