Search
  • Paulo Jorge Pereira

"A Sangue Frio", de Truman Capote

Obra que iniciou o género de não-ficção, "A Sangue Frio", de Truman Capote, tem muito para nos ensinar a todos e continua a ser um poderoso instrumento de aprendizagem para muitos candidatos a jornalistas.



Truman Streckfus Persons, conhecido como Truman Capote, apelido que recebeu do padrasto, o cubando Joe Capote, nasceu em Nova Orleães, a 30 de setembro de 1924. A infância traumática, sobretudo em virtude da separação dos pais, iria servir como primeira motivação para a sua inspiração literária, nascida já depois de se mudar com a mãe para Nova Iorque. Romances, peças de teatro, contos e ensaios iriam constituir a sua obra, na qual se incluem ainda argumentos para cinema. A meio dos anos 40 já Capote ganhava evidência com um conto, "Miriam", tendo portunidade de rubricar contrato com a editora Random House.

Trabalhando para a revista New Yorker a partir dos 17 anos, contos como "A Mink of One's Own", "My Side of the Matter", "Shut a Final Door", "Preacher's Legend" ou The Walls Are Cold" foram publicados noutras revistas como a Mademoiselle, a Harper's Bazaar, Mademoiselle ou The Atlantic Monthly. "Outra Vozes, Outros Lugares" (1948) seria o primeiro resultado literário do contrato que a Random House estabeleceu com o escritor. Mas o primeiro grande sucesso de Capote seria "Breakfast at Tiffany's" (1958), depois tornado película de enorme sucesso com Audrey Hepburn e George Peppard como protagonistas.

Publicado em 1966, "A Sangue Frio", de que aqui se apresenta um excerto, seria transformado em filme no ano seguinte, com Richard Brooks como realizador, recebendo quatro nomeações para os Óscares. Truman Capote chamou-lhe "não-ficção" e, com isso, abriu caminho a um novo tipo de escrita. Livro e filme relatam a forma como dois ladrões assassinaram uma família em Holcomb, no Kansas, e Capote, que visitou na prisão os criminosos enquanto estes aguardavam no corredor da morte pela execução da pena, escreve uma obra sombria e que continua a ser ensinada nas universidades aos candidatos a jornalistas.

Com a fama a aumentar e os prémios a multiplicarem-se, Capote continuou a escrever em diferentes géneros até 1980, sendo convidado para diversos programas de televisão.


Livros do Brasil/Tradução de Maria Isabel Braga


O livro de Capote relata o assassínio de uma família em sua casa no Kansas, mas vai além disso e traça um retrato dos assassinos, a quem o autor entrevistou em diferentes momentos na prisão.

Vítima de cancro do fígado, Truman Capote morreu em Los Angeles, a 25 de agosto de 1984. O ator Philip Seymour Hoffman interpretaria o papel do escritor no filme "Capote", de 2005, arrebatando o Óscar de melhor ator.

27 views0 comments