Licenciado em Direito e Literatura, Marcel Proust é sobretudo conhecido e admirado pela publicação da obra "Em Busca do Tempo Perdido", além de ser considerado o criador do romance moderno. Mas a proposta de Agostinho Costa Sousa para hoje é um excerto do livro "A Raça Maldita".
Nascido no bairro de Auteil, em Paris, a 10 de julho de 1871, na casa de um tio-avô, filho do casal formado por Adrien e Jeanne Clemence, de origem judaica do lado materno e com muito boa condição económica, Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust teve na mãe a principal influência e na asma o mais poderoso adversário à sua saúde. Com um irmão mais novo - Robert, nascido em 1873 -, seria estudante no Liceu Condorcet, depressa revelou forte inclinação para as Letras, revelando inusitado conhecimento para alguém tão jovem de obras de Vítor Hugo e de Alfred de Musset. É ainda um adolescente quando se apaixona por Marie de Bénardaky, que será modelo para a personagem Gilberte, na futura obra-prima literária intitulada "Em Busca do Tempo Perdido". Em 1892 participa na revista Le Banquet, ao lado de amigos do universo intelectual, já depois de cumprir o serviço militar.
De 1893 e 1895 são as suas formações de âmbito superior em Direito e Literatura e de 1896 é a publicação de "Les Plaisirs et les Jours", depois de ser conhecido o seu primeiro caso homossexual, então com o compositor Reynaldo Hahn - mais tarde, a sua escrita lidará de modo aberto com o tema, nos géneros masculino e feminino. Frequenta salões intelectuais como o de Madame Strauss, nos quais trava conhecimento com escritores como Guy de Maupassant. Toma posição pública favorável à libertação do capitão do Exército Alfred Dreyfus, no célebre caso em que o oficial era injustamente acusado de traição, além de participar no julgamento de Émile Zola por causa do seu artigo, com o título "J'Accuse", publicado no jornal L'Aurore, a 13 de janeiro de 1898, como uma carta ao Presidente Félix Faure e que defendia Dreyfus.
Traduz o trabalho literário de John Ruskin no início do século XX ("La Bible d'Amiens" e "Sésame et les Lys"), visitando Veneza e Pádua, mas também a Bélgica e a Holanda, além de ir conhecendo outras paixões masculinas.
Dois abalos profundos são as mortes do pai (1903) e da mãe (1905) e a asma volta a criar-lhe problemas graves, levando-o a tomar medicação variada, passagens por hospitais/sanatórios e a viver num quarto com paredes protegidas por cortiça. Ainda assim, publica "La Mort des Cathédrales" (1904).
De 1907 é o início da escrita da obra "Em Busca do Tempo Perdido", que será dividida em sete partes: "No Caminho de Swann", composto por "Combray", "Um Amor de Swann" e "Nome de Terras: o Nome" (publicado em 1913); "À Sombra das Raparigas em Flor", repartido por "Em Torno da Sra. Swann" e por "Nome de Terras: a Terra", com publicação em 1918 e vencedor do Prémio Goncourt, um pouco antes de sair "Pastiches et Mélanges" e três anos antes da obra "O Caminho de Guermantes".
Vai conhecendo um agravamento do estado de saúde e morre a 18 de novembro de 1922, na cidade de Paris, vítima de pneumonia.
Póstuma é a publicação de obras como "Sodoma e Gomorra" e "A Prisioneira" (1923), "A Fugitiva" (1924), "Chroniques" e "O Tempo Redescoberto" (1927), "Jean Santeuil" (1952) ou "Contre Sainte-Beuve" (1954).
Assírio & Alvim/Tradução de Aníbal Fernandes
Alguns dias antes de morrer, Proust ainda teve uma sessão pública em que pôde festejar com nomes como Pablo Picasso ou James Joyce.
Agostinho Costa Sousa reside em Espinho e socorre-se da frase de Antón Tchekhov: "A medicina é a minha mulher legítima, a literatura é ilegítima" para se apresentar. Estreou-se a ler por aqui a 9 de maio de 2021 com "A Neve Caindo sobre os Cedros", de David Guterson, seguindo-se "As Cidades Invisíveis", de Italo Calvino, a 16 do mesmo mês, mas também leituras de obras de Manuel de Lima e Alexandra Lucas Coelho a 31 de maio. "Histórias para Uma Noite de Calmaria", de Tonino Guerra, foi a sua escolha no dia 4 de junho. No dia 25 de julho, a sua escolha recaiu em "Veneno e Sombra e Adeus", de Javier Marías, seguindo-se "Zadig ou o Destino", de Voltaire, a 28. O regresso processou-se a 6 de setembro, com "As Velas Ardem Até ao Fim", de Sándor Márai. Seguiram-se "Histórias de Cronópios e de Famas", de Julio Cortázar, no dia 8; "As Palavras Andantes", de Eduardo Galeano, a 11; "Um Copo de Cólera", de Raduan Nassar, a 14; e "Um Amor", de Sara Mesa, no dia 16. A 19 de setembro, a leitura escolhida foi "Ajudar a Estender Pontes", de Julio Cortázar. A 17 de outubro, a proposta centrou-se na poesia de José Carlos Barros com três poemas do livro "Penélope Escreve a Ulisses". Três dias mais tarde leu três poemas inseridos na obra "A Axila de Egon Schiele", de André Tecedeiro.
A 29 de novembro apresentou "Inquérito à Arquitetura Popular Angolana", de José Tolentino de Mendonça. De dia 1 do mês seguinte é a leitura de "Trieste", escrito pela croata Dasa Drndic e, no dia 3, a proposta foi um trecho do livro "Civilizações", escrito por Laurent Binet. No dia 5, Agostinho Costa Sousa dedicou atenção a "Viagens", de Olga Tokarczuk. A 7, a obra "Húmus", de Raul Brandão, foi a proposta apresentada. Dois dias mais tarde, a leitura foi dedicada a um trecho do livro "Duas Solidões - O Romance na América Latina", com Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa. Seguiu-se "O Filho", de Eduardo Galeano, no dia 20. A 23, Agostinho Costa Sousa trouxe "O Vício dos Livros", de Afonso Cruz. Voltou um mês mais tarde com "Esta Gente/Essa Gente", poema de Ana Hatherly. No dia 26 de janeiro, apresentou "Escrever", de Stephen King. Quatro dias mais tarde foi a vez de Maria Gabriela Llansol com "O Azul Imperfeito". "Poemas e Fragmentos", de Safo, e "O Poema Pouco Original do Medo", de Alexandre O'Neill, foram outras recentes participações. Seguiram-se "Se Isto É Um Homem", de Primo Levi, e "Se Isto É Uma Mulher", de Sarah Helm. No dia 18 de março, a leitura proposta foi de um excerto de "Augustus", de John Williams. A 24, Agostinho Costa Sousa leu "Silêncio na Era do Ruído", de Erling Kagge; a 13 de abril, foi a vez do poema "Guernica", de Rui Caeiro e, no dia 20, apresentou um pouco de "Great Jones Street", de Don DeLillo.
No Especial dedicado ao 25 de Abril, a sua escolha foi para "O Sangue a Ranger nas Curvas Apertadas do Coração", escrito por Rui Caeiro, seguindo-se "Ararat", de Louise Glück, no Dia da Mãe e do Trabalhador, a 1 de maio. "Ver: Amor", de David Grossman, foi a proposta de dia 17. No dia 23, a leitura proposta trouxe Elias Canetti com um pouco da obra "O Archote no Ouvido".
A 31 de maio surgiu com "A Borboleta", de Tonino Guerra. A 5 de junho trouxe um excerto do livro "Primeiro Amor, Últimos Ritos", de Ian McEwan. A 17, a escolha recaiu sobre "Hamnet", de Maggie O'Farrell. A 10 de julho, o trecho selecionado saiu da obra "Ofuscante - A Asa Esquerda", do romeno Mircea Cartarescu. No dia 19 de julho apresentou "Uma Caneca de Tinta Irlandesa", de Flann O'Brien. A 31 de julho leu um trecho da obra "Por Cuenta Propia - Leer y Escribir", de Rafael Chirbes. No dia 8 de agosto foi a vez de "No Entres Docilmente en Esa Noche Quieta", de Ricardo Menéndez Salmón. A 15 de agosto apresentou "Julio Cortázar y Cris", de Cristina Peri Rossi. Uma semana mais tarde, a leitura foi de um trecho da obra "Música, Só Música", de Haruki Murakami e Seiji Ozawa. De 12 de setembro é a sua leitura de um poema do livro "Do Mundo", cujo autor é Herberto Helder. "Instruções para Engolir a Fúria", de João Luís Barreto Guimarães, foi a leitura a 16 de setembro e já aqui regressou. A 6 de outubro leu um trecho da obra "Jakob, O Mentiroso", de Jurek Becker.
"Rebeldes", de Sándor Márai, foi a leitura do dia 11. Mircea Cartarescu e "Duas Formas de Felicidade" surgiram dois dias mais tarde. Seguiu-se "Diários", do poeta Al Berto, a 17 de outubro. Três dias mais tarde propôs "A Herança de Eszter", de Sándor Márai. A 2 de novembro apresentou "Os Irmãos Karamazov", de Fiódor Dostoiévski. Data de 22 de novembro a leitura de "Nicanor Parra: Rey y Mendigo", de Rafael Gumucio. A 30 de novembro leu "Schiu", de Tonino Guerra. No passado dia 12 trouxe "Montaigne", de Stefan Zweig. Recuperei a sua leitura do poema "Instruções para Engolir a Fúria" no dia 16 quando o autor, João Luís Barreto Guimarães, foi distinguido com o Prémio Pessoa. A 23 apresentou um excerto de "Silêncio na Era do Ruído", de Erling Kagge. No dia 6 de janeiro a escolha recaiu sobre "Lições", de Ian McEwan. A 16 de janeiro apresentou "Stalinegrado", de Vasily Grossman. No dia 30 leu um excerto da obra "A Biblioteca à Noite", de Alberto Manguel. De 7 de fevereiro é a leitura de "Remodelações Governamentais", de Mário-Henrique Leiria. A proposta de dia 22 de fevereiro foi "Roseira de Espinho", de Nuno Júdice. No dia 7 de março propôs "Método de Caligrafia para a Mão Esquerda", de António Cabrita. No Especial dedicado ao Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, apresentou "Memórias", de Raul Brandão. De 30 de março é a leitura de um trecho da obra "Rebeldes", de Sándor Márai. A 10 de abril propôs "O Amante da Minha Mãe", de Urs Widmer. De 21 de abril é a leitura de um trecho do conto "A Primavera", escrito por Bruno Schulz. Do Especial dedicado ao 25 de Abril constaram poemas de Sara Duarte Brandão. A 2 de maio propôs "A Musa Irregular", de Fernando Assis Pacheco. "Ravel", de Jean Echenoz, é de 6 de junho.
"Tristia", de António Cabrita, foi a sua leitura a 9 de junho. A 23 leu "Foi Ele?", de Stefan Zweig. No dia 7 de julho trouxe "Cartas 1955-1964, volume II", de Julio Cortázar. "Uma Faca nos Dentes", de António José Forte, chegou a 21 de julho. De 30 de agosto é a leitura de um trecho da obra "Servidão Humana", de Somerset Maugham. "Nosotros", de Manuel Vilas, foi a leitura no dia 18. De 22 de setembro é a leitura da obra "A Religião da Cor", de Jorge Sousa Braga. "Exercícios de Humano", de Paulo José Miranda, foi a leitura de 11 de outubro. A 17, "Flores Silvestres", de Abbas Kiarostami, foi a proposta. "Uma História de Xadrez", de Stefan Zweig, foi a leitura de 7 de novembro. Manoel Barros e "O Poeta" surgiram a 13. "A Saga/Fuga de J.B.", de Gonzalo Torrente Ballester, foi a leitura de dia 27.
De 11 de dezembro é a leitura de "Uma Arquitetura", de Luiza Neto Jorge. "Viagens com o Charley", de John Steinbeck, foi lido no dia 29. A 5 de janeiro trouxe "A Gaivota", de Sándor Márai. A leitura de 15 de janeiro foi "En Esta Noche, En Este Mundo", de Alejandra Pizarnik. De 23 de janeiro é a leitura de um excerto da obra "O Pêndulo de Foucault", de Umberto Eco. A 5 de fevereiro trouxe "O Mal de Montano", de Enrique Vila-Matas. De 26 de fevereiro é a leitura de um trecho da obra "A Pesca à Linha - Algumas Memórias", de António Alçada Baptista. A 14 de março propôs "Servidão Humana", de Somerset Maugham. De 25 de março é "Nítido Nulo", de Vergílio Ferreira. A 16 de abril propôs "Diário Volúvel", de Enrique Vila-Matas. "Vozes", de Antonio Porchia, é de 22 de abril. De 15 de maio é a leitura de um trecho da obra "A Rapariga dos Olhos de Ouro", de Honoré de Balzac. A 10 de junho propôs "Re-Camões", de E. M. de Melo e Castro.
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