Search
  • Paulo Jorge Pereira

Ana Ventura lê "A Lenda do Galo de Barcelos"

Updated: Sep 8

Esta proposta de literatura infantil e juvenil vai no sentido de uma nova leitura de diversas fábulas portuguesas e faz parte da obra "Lendas Portuguesas Contadas de Novo". Desde 2003 que a autora se dedica à escrita de contos infantis.

Um estilo muito próprio de leitura, fino sentido humorístico e uma capacidade inesgotável de encantar quem escuta - esta podia ser a síntese da forma como Ana Ventura aborda livros em voz alta. Copywriter de profissão, a autora começou a dedicar-se à escrita de contos para um público mais jovem em 2003. Em 2006 publicou "O Bicharoco que era Oco", seguindo-se "A Zebra Zezé" (2010) e "O Cato Quer Mimos" (2014). Este "Lendas Portuguesas Contadas de Novo" é de 2018 e recupera oito fábulas como, além daquela que aqui é lida, a "Lenda da Lagoa das Sete Cidades", a "Lenda das Amendoeiras em Flor" ou a "Lenda dos Corvos de São Vicente". Os textos têm grande beleza e são dedicados, conforme a própria autora admite, a "um ambiente juvenil", mas não deixam de lançar uma piscadela de olho aos mais crescidos. Até porque em todos nós existe sempre algo de criança e o encanto pelas histórias nunca acaba.


20|20 Editora/Fábula

"Compêndio de oito lendas, revisitadas de uma forma um bocadinho diferente" foi como a autora classificou, em entrevista na SIC Mulher, o livro "Lendas Portuguesas Contadas de Novo".

Partindo de textos antigos, a autora faz um importante trabalho de pesquisa, recolha e comparação entre as diversas versões, acrescenta elementos, incluindo os relativos a património natural e cultural, acabando por aumentar o fascínio pelo conhecimento e pela leitura.

32 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now