Search
  • Paulo Jorge Pereira

Cris Lira lê "Finados"

Escritora, doutorada em Línguas Românicas, diretora do programa de Língua Portuguesa na Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, Cris Lira é também muito ativa no movimento Mulherio das Letras. E apresenta precisamente um texto seu, intitulado "Finados", que faz parte da 2ª coletânea de prosa daquele movimento.



Cris Lira escreve desde que se entende por gente. Em 2019, publicou, pela Editora Venas Abiertas, o poemário "Ponte para o Poente" e o livro de contos "No País da Infância" - ambos são parte da Coleção I do Mulherio das Letras. A autora também tem contos publicados nas seguintes coletâneas: Mulherio das Letras (2017, 2018 e 2019) e Escrevendo com as e-moções (Leonella Ateliê, 2018). Há poemas seus também em coletâneas do Mulherio das Letras (2018 e 2019). Além de escritora, é doutora em Línguas Românicas pela Universidade da Geórgia, onde pesquisou a representação de personagens guerrilheiras em narrativas brasileiras e argentinas. Atualmente, é diretora do programa de Língua Portuguesa da Universidade de Iowa, em Iowa City, EUA, onde também ensina língua, literatura e cultura.


Curadoria de Cleonice Alves Lopes-Flois/Editora Indicto


Cris Lira desenvolve intensa atividade literária no âmbito do movimento Mulherio das Letras, dirigindo o programa de Língua Portuguesa na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Em 2019, tornou-se uma das articuladoras do Mulherio - Estados Unidos, organizando, ao lado das colegas Angela Mooney, Cecília Rodrigues, Lígia Bezerra e Luana Reis, o primeiro evento do coletivo em Atlanta, Geórgia. Nesse encontro, apresentou o seu projeto mais recente de pesquisa, sobre a produção textual organizada pelo Mulherio das Letras. Encantada com as vozes de tantas mulheres, decidiu criar um canal no YouTube, o "Vamos Ouvir o Mulherio", no qual lê textos publicados pelas escritoras do coletivo. Essa iniciativa gerou um convite para ser colaboradora da Revista Ser MulherArte, na qual tem uma coluna chamada Ouvindo Mulheres. Seu novo livro, "O Mundo é Esse Lugar", é parte da Coleção II do Mulherio das Letras e tem lançamento previsto para dezembro de 2020.

59 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now