Especial Homenagem a Jutta Bauer com Eliana Miranda de Sousa
- Paulo Jorge Pereira
- 13 minutes ago
- 1 min read
Em homenagem a Jutta Bauer, que morreu no dia 10, aqui se recorda a leitura de Eliana Miranda de Sousa: um excerto de "Selma", da autora alemã.
O centro do mundo da alemã Jutta Bauer era a cidade de Hamburgo, na qual nasceu em 1955, onde foi estudante de design e se manteve como uma das grandes ilustradoras à escala global. Eliana Miranda de Sousa permite-nos descobrir um pouco do seu trabalho com a apresentação deste "Selma". Ao longo dos anos, o trabalho de Bauer tem sido agraciado por diversas vezes, destacando-se os prémios da IBBY (1994); o German Youth Literature Prize, prémio de Literatura Alemã dedicado à juventude (2001) e a consagração é total em 2010 ao receber o Prémio Hans Christian Andersen, famoso como uma espécie de mini-Prémio Nobel da Literatura para os mais jovens.
Outras obras da germânica: "A Cobra Laranja", "Quando a Mãe Grita", "O Anjo da Guarda do Avô" e "O Bichinho de Conto".
Gatafunho
Em 2001, o livro "Schreimutter", que escreveu e ilustrou, foi agraciado com o prémio alemão dedicado à literatura para os mais jovens.
Eliana Miranda de Sousa tem trabalho notável como livreira no maravilhoso espaço literário que é a Livraria Lello, no Porto.
Comments