Search
  • Paulo Jorge Pereira

Jet Vos lê "O Ano da Morte de Ricardo Reis", de José Saramago

A aproximar-se a data do centenário do nascimento do único Prémio Nobel da Literatura português, José Saramago, aqui regressa Jet Vos, terceira classificada no Concurso Nacional de Leitura, com um trecho da obra "O Ano da Morte de Ricardo Reis".



José Saramago publicou "O Ano da Morte de Ricardo Reis" em 1984. A ação está situada entre dezembro de 1935 e setembro de 1936, período de consolidação do fascismo e da ditadura de Salazar em Portugal. Mas não só - esta é uma oportunidade para revisitar o que se passou em solo europeu por essa altura: a Guerra Civil em Espanha; a afirmação de Hitler no poder e a disseminação das propostas nazis na Alemanha; Mussolini, a brutalidade e os assassínios dos seus camisas negras em Itália. Entretanto, o heterónimo de Fernando Pessoa visita a campa do poeta, morto a 30 de novembro de 1935. Torna-se inevitável a viagem pelo complexo universo pessoano, bem como por essa Lisboa antiga e, em tantos casos, já desaparecida. E não faltam sequer histórias de amor para que o romance tenha uma amplitude ainda maior.

Único Prémio Nobel da Literatura português, José Saramago já teve excertos de livros seus apresentados aqui como, por exemplo, o primeiro, a 20 de abril de 2020, "Levantado do Chão"; ou a 11 de junho, pela voz do jornalista Ricardo Figueira, quando foi a vez de "Caim".

Quanto a Pessoa e aos seus heterónimos, também já foram objeto de leituras aqui no blog - aqui ficam alguns exemplos: "Livro do Desassossego", assinado por Bernardo Soares, chegou aqui a 9 de abril de 2020; "A Espantosa Realidade das Coisas", de Alberto Caeiro, teve leitura de Sandra Escudeiro a 15 de junho e, exatamente um mês mais tarde, Armando Liguori Junior apresentou "Se Te Queres Matar, Porque Não Te Queres Matar?", de Álvaro de Campos.


Editorial Caminho


"Aqui o mar acaba e a terra principia. Chove sobre a cidade pálida, as águas do rio correm turvas de barro, há cheia nas lezírias": assim começa "O Ano da Morte de Ricardo Reis".

Aluna no 12º ano da Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, Jet Vos foi terceira classificada no Concurso Nacional de Leitura em 2020, mas hoje é estudante na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Pelo talento que aqui demonstra, percebe-se bem por que razão obteve aquela classificação e adquiriu um novo estatuto. Neste registo, não se trata apenas de ler, mas também de dramatizar a obra de José Saramago. Fica o agradecimento à escritora Ana Zorrinho por convidar Jet Vos a encantar-nos com a sua leitura.

37 views0 comments

Recent Posts

See All