Search
  • Paulo Jorge Pereira

João Araújo lê "De Selene"

Poeta, compositor e músico, João Araújo seleciona um texto reflexivo do seu livro "De Selene" para a leitura de hoje.



João Araújo é pernambucano, nasceu no Recife e está radicado em Munique desde 2011, ali trabalhando como cientista de dados. Conforme pode ser lido no seu blog, Araújo é bacharel e mestre em Física Teórica pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), instituição onde se especializou em Literatura Brasileira (2003). Dois anos depois, João Araújo viveu em Portugal e terminou em 2008 o mestrado em Criações Literárias Contemporâneas na Universidade de Évora. Investigador científico na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, transferiu-se para Munique no final de 2011. Tem escrito artigos de caráter científico para diversas revistas internacionais, além de vários capítulos em livros e de ser participante regular em colóquios, conferências e seminários.

Poeta, compositor e músico (na área da percussão), os seus trabalhos musicais não escapam às fortes marcas das origens - com as tendências nos sons de sinal que vão da sua região (como baião, coco, xote, embolada, toada) a um âmbito mais alargado, passeando-se por caboclinho, frevo, samba-enredo, boi-de-carnaval ou maracatu.

No universo musical, além de participar em concertos e festivais pela Europa fora, João Araújo tem marcado presença na produção de álbuns como Um Bloco em Poesia (2000), Verso & Canção (2003), Valsas Pernambucanas (2004), 10 Anos de Poesia (2011) e Rival do Destino (2016). A sua atividade musical e literária foi distinguida com uma diversidade de prémios, entre os quais o Jabuti 2011 como coautor (categoria de Ciências Exatas).

No domínio dos livros publicou "A Commedia dell'Arte no Lirismo do Carnaval de Pernambuco" (2005), "Sinfonia Carnavalesca" (2006, numa organização conjunta com Dalva Torres), "100 Anos de Frevo – Uma Viagem Nostálgica com os Mestres das Evocações Carnavalescas" (2007, em coautoria com Margarida Pereira e Maria José Gomes), "As Cidades, os Castelos e a Onda: Diálogos Interdisciplinares em Calvino, Escher e Bohr" (2010), "A New Vision on PHYSIS – Eurhythmy, Emergence and Nonlinearity (2010, numa organização conjunta com J. R. Croca), "De Selene" (2010),

"Os Destinos de Sofia" (2013), "Pandeiro Workshop" (2019), edição bilíngue português/alemão e "Fließende Verflechtungen" (2019), numa edição em alemão (Editora Gira Brasil), ambos apresentados na Feira do Livro de Frankfurt.

Além da multiplicidade de trabalhos, João Araújo faz leituras em voz alta no seu canal do YouTube, conforme este exemplo.


Editora GiraBrasil


"Aq

O escritor está no Facebook, no Instagram, no Twitter e tem também um blog que pode ser visto aqui.


67 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now