Search
  • Paulo Jorge Pereira

"Liberdade de Expressão", de Nigel Warburton

Em tempos de pandemia com acumulação de estados de emergência e liberdades limitadas, o livro "Liberdade de Expressão", de Nigel Warburton, vem mesmo a calhar...



Filósofo empenhado em popularizar a Filosofia, o que nem sempre acontece com quem se dedica a esta nobre Arte, britânico Nigel Warburton, nascido em 1962, tem escrito diversas obras ligadas à divulgação, mas também se dedica à escrita de obras sobre Estética e Ética. Depois de ter passado por um colégio particular, da formação de Warburton fazem também parte passagens pela Universidade de Bristol, pelo Darwin College de Cambridge e, já como docente, pela Universidade de Nottingham. Em 1994 entrou na Open University, lugar que deixou em 2013. Coautor de "Reading Political Philosophy: Machiavelli to Mills", escreve ainda acerca de Fotografia, dedicando particular atenção a Bill Brandt, tendo publicado uma biografia do arquiteto modernista Ernö Goldfinger. Filosofia e Arte são temáticas que aborda em cursos na Tate Modern e, uma vez por mês, publica a coluna "Everyday Philosophy" na revista Prospect.

Nigel Warburton também escreveu para o diário The Guardian, tendo ainda organizado podcasts com David Edmonds, dedicados a entrevistas a diversos filósofos, na série Philosophy Bites.

"Declarar 'sou a favor da liberdade de expressão' é relativamente pouco informativo se não temos qualquer ideia de quais são os limites, e para a maioria das pessoas isto não quer dizer 'sou a favor da liberdade de expressão em todas e quaisquer circunstâncias'. Mas decidir onde ao certo traçar esses limites não é uma tarefa fácil. Implica decidir quando um determinado valor concorrente tem prioridade sobre esta liberdade", escreve Warburton.

Gradiva


"Defender a livre expressão envolve proteger não só o discurso que queremos escutar, mas também aquele que não queremos escutar", escreve Nigel Warburton logo no começo da obra.

Além de "Liberdade de Expressão", outros livros de Warburton estão publicados em Portugal: "Elementos Básicos de Filosofia" (2007), "O que é a Arte?" (2013), "Uma Pequena História da Filosofia", "Pensar de A a Z" (2012) e "Grandes Livros de Filosofia" (2013).

32 views0 comments