Search
  • Paulo Jorge Pereira

Maisa Barbosa lê "Todas as Crónicas", de Clarice Lispector

A proposta de Maisa Barbosa é um trecho do livro "Todas as Crónicas", que reúne as crónicas publicadas por Clarice Lispector na imprensa brasileira entre 1967 e 1977.



O aviso é feito logo no prefácio pela escritora Marina Colasanti: "Clarice escrevia como se fosse uma colcha de retalhos." O livro "Todas as Crónicas", cuja leitura de um excerto é aqui apresentada por Maisa Barbosa, reúne as crónicas publicadas por Clarice Lispector na imprensa brasileira - Jornal do Brasil, Última Hora, O Jornal, Senhor e Joia - entre 1967 e 1977.



Porém, como existiam crónicas que eram desconhecidas, o trabalho do organizador desta obra, o escritor e fotógrafo Pedro Karp Vasquez, tornou-se ainda mais delicado, exigindo não só muito tempo de pesquisa, mas também a paciência e o temperamento meticuloso de um dedicado investigador. Parte substancial das crónicas mostra uma Clarice Lispector não apenas preocupada, mas extremamente crítica com as delicadas condições sociais que o Brasil apresentava no final dos anos 60.

A obra de Clarice Lispector já teve outras presenças no livroslidos.pt Inês Henriques leu um excerto de "Perto do Coração Selvagem" a 27 de abril; mais tarde, a 9 de julho, foi a vez de Stefania Chiarelli apresentar um trecho de "Felicidade Clandestina".


Editora Rocco


A obra "Todas as Crónicas", editada em 2018, é a sequência do trabalho que fora publicado três anos antes, intitulado "Todos os Contos".

Maisa Barbosa é doutorada em Estudos Literários, professora universitária, revisora ortográfica e criadora, no YouTube, do canal Trama Literária que pode ser visto aqui.

49 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now