Aqui se recupera o momento em que Maria João Palma, doutoranda na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, escolheu o poema "Fuga", inserido no livro "Rio Percorrido", para deixar um exemplo da obra de estreia do escritor Hugo Amaro.
Nascido no Funchal em 1962, Hugo Amaro viveria com a família na Madeira até à adolescência. A escrita, os livros e as leituras tornaram-se paixão desde a infância, sobretudo através de autores como Fernando Pessoa, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Thomas Mann e Herman Hesse. Na década de 80, os estudos em Direito levaram-no para Coimbra, ali se licenciando. De volta à ilha, exerceu advocacia, trocando essa atividade pela Administração Pública como consultor e administrador nos serviços de saúde.
Quando pensou em iniciar obra literária, a prosa foi o seu objetivo, mas, para já, são os poemas escritos ao longo dos anos que o levam à publicação de estreia com "Rio Percorrido - Pedaços de Vida", recentemente apresentado.
Edições Vieira da Silva
Hugo Amaro nasceu no Funchal, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra e regressou à terra natal para trabalhar como advogado e na Administração Pública. Ao mesmo tempo, o seu gosto pela escrita levou-o a estrear-se na publicação com poesia.
Maria João Palma foi, durante 15 anos, professora na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa, seguindo-se sete como docente na Faculdade de Letras. Após saída e passagem por outras funções, Maria João Palma é consultora jurídica e estava, na altura desta leitura, enviada em 2020, a preparar o doutoramento na Faculdade de Direito já referida.
Comentários