Search
  • Paulo Jorge Pereira

Maria Saraiva de Menezes lê "História numa Garrafa"

É a escritora Maria Saraiva de Menezes que apresenta um excerto do seu livro de 2018, "História numa Garrafa". Um conjunto de mais de mil histórias para adultos, embora a autora também tenha vários livros para público mais jovem.



Segundo a própria autora, "História numa Garrafa" é uma obra que "reúne 1.095 histórias (short stories) para adultos". E de que material são elas feitas? "São histórias de muitas vidas, de paixão, furor, solidão, alegria, tristeza, felicidade, amor em todas as formas, ou guerra nas mais diversas vertentes. É uma viagem ao mundo interior do ser humano, viajando pelo mundo exterior e conhecendo tantas formas de personalidade quantas aquelas que a humanidade sabe manifestar", explica.

Nascida no Porto em 1971, Maria Saraiva de Menezes é professora e escritora. Licenciada em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa, em 1998. Descendente de famílias minhota e madeirense, viveu no Minho durante a infância e adolescência mas, entre 1987 e 1990, viveu em Macau, onde frequentou o primeiro ano do curso de Direito, na Universidade da Ásia Oriental. Agora vive em Lisboa, é casada e tem três filhos. Publicou 17 livros (poesia, ficção, etiqueta, pedagogia e infantojuvenis). Realiza a "Hora do Conto" em escolas e bibliotecas com as suas histórias. Três dos seus contos infantis foram encenados e representados em Portugal (Teatro Bocage e Teatro Nacional Dona Maria II). Venceu o 1º Prémio Literário AICL Açorianidade 2013, com o livro "Chapéu de Chuva Transparente, Crónica de um Amor sem Limites", além de ter sido agraciada com outros pequenos prémios e publicações. Criou a comunidade literária "História numa Garrafa", um "livro vivo" numa página de Facebook e Instagram, onde publicou, diariamente, uma história entre 3/3/2015 e 3/3/2018 (agora publicado em suporte de papel e eBook). Criou também, a 28/9/2018, a página "História num copo d’água", no Facebook e Instagram, outro ‘livro vivo’, onde publica, semanalmente, uma história.

Os títulos publicados incluem: "Carta ao Pai" (2000), "O Pequeno Livro da Etiqueta e do Bom Senso (2001), "O Pequeno Livro do Homem Apaixonado" (2002), "O Pequeno Livro da Mulher Apaixonada" (2002), "O Pequeno Livro da Mãe Galinha" (2004), "30 Conselhos para Educar o seu Filho" (2007), "Pegadas de Vento" (2008), "Kafka e a Figura do Pai no Contexto do Humanismo Ateu" (2013), "Chapéu de Chuva Transparente" (2014) e "História numa Garrafa" (2018). No género infantojuvenil a autora publicou: "Etiqueta para Crianças, Um Manual para a Cidadania" (2006), "Vasco das Forças, O Bullying e a Violência Escolar" (2009), "O Menino Natal e o Pai Jesus, Afinal, O que é o Natal?" (2009), "O Gafanhoto Garoto Não Pode Brincar" (2012), "O Dia em que o Mundo Desapareceu" (2013), "Tomás, Mariana e o Lobo, Conto Infantil sobre a Pedofilia" (2013) e "Mãe, o que é Deus?" (2014).

A escritora tem um blog dedicado aos seus livros e respetivas atividades à sua volta, além de presenças nas redes sociais como aqui.


Tecto de Nuvens Editora


Em "História numa Garrafa", os textos são para adultos, mas a autora tem inúmeras obras publicadas para leitores mais jovens.

O livro "História numa Garrafa" pode ser encomendado com direito a autógrafo e 20% de desconto através de e-mail ou via @HistórianumaGarrafa no Facebook e no Instagram.

60 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now