Regresso ao momento em que a jornalista, pesquisadora e escritora Mazé Torquato Chotil selecionou um trecho do seu livro "Minha Aventura na Colonização do Oeste" como proposta de leitura.
Mazé Torquato Chotil é jornalista, pesquisadora e autora. Doutorada em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris VIII e pós-doutorada pela EHESS – L'École des Hautes Études en Sciences Sociales. Nascida em Glória de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul, morou em São Paulo e vive em Paris desde 1985.
Quanto à obra publicada, além de "Minha Aventura na Colonização do Oeste" que aqui se apresenta, Mazé Torquato Chotil tem os seguintes livros já disponíveis: "José Ibrahim: O Líder da Grande Greve que Afrontou a Ditadura"; "Trabalhadores Exilados: a Saga de Brasileiros Forçados a Partir (1964-1985)"; "Lembranças do Sítio, Lembranças da Vila"; "Minha Paris Brasileira"; "L’Exil Ouvrier" e "Ouvrières Chez Bidermann: une Histoire, des Vies".
Editora Mazé Torquato
A autora nasceu na localidade de Glória de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul, viveu em São Paulo, mas radicou-se em Paris a partir de 1985.
No livro, uma personagem conta a história a uma filha através do envio de cartas. Os leitores são, então, envolvidos na aventura-viagem que se processa do Ceará até ao Sul do Brasil, o interior de São Paulo, numa dimensão temporal que engloba as décadas de 50 e 60.
Comentarios