Search
  • Paulo Jorge Pereira

"O Fundamentalista Relutante", de Mohsin Hamid

Sucesso, prémios, milhões em vendas e tradução em dezenas de idiomas: assim é o trabalho literário de Mohsin Hamid, aluno de Joyce Carol Oates e de Toni Morrison e cuja estreia aqui no blog se assinala com um excerto do livro "O Fundamentalista Relutante".



Nascido em Lahore, no Paquistão, no ano de 1971, Mohsin Hamid tem formação em áreas diferentes: tendo como pai um professor universitário nos Estados Unidos, onde passou parte da infância e da idade adulta, é licenciado em Literatura por Princeton (foi aluno das escritoras Joyce Carol Oates e Toni Morrison), mas também em Direito por Harvard. Escreveu "Moth Smoke" (2000), romance de estreia que teria êxito suficiente para surgir em formato televisivo no seu país e numa opereta em Itália. "O Fundamentalista Relutante" ('2007) - de que aqui se lê um excerto, premiado e que teve adaptação cinematográfica pela realizadora indiana Mira Nair, incluindo no elenco nomes como os de Riz Ahmed e Liev Schreiber - foi traduzido para mais de duas dúzias de idiomas. A obra seguinte foi "How to Get Filthy Rich in Rising Asia" (2013) e, quatro anos mais tarde, surgiria "Exit West".

Mas, pelo meio, em 2014, Hamid também se aventurou no género ensaio com "Discontent and Its Civilizations".


Saída de Emergência/Tradução de Pedro Carvalho e Guerra


Mohsin Hamid tem gerido o sucesso e a vida pessoal a viver com a mulher (Zahra) e a filha (Dina) em diferentes partes do mundo, de Lahore a Nova Iorque e Califórnia, sem esquecer a cidade de Londres.

Para saber mais sobre o autor e a sua obra literária pode consultar aqui o seu site.


35 views0 comments

Recent Posts

See All