Search
  • Paulo Jorge Pereira

Sandra Abrano lê "A Espinha Dorsal da Memória", de Braulio Tavares

Sandra Abrano é escritora, editora da Bandeirola e apaixonada por leitura em voz alta. Estreia-se aqui no blog com um trecho do livro "A Espinha Dorsal da Memória", escrito por Braulio Tavares e já premiado em Portugal.



É a própria Sandra Abrano quem escreve sobre o autor e a obra. "Braulio Tavares é uma unanimidade, tido como um dos escritores mais criativos e versáteis da literatura brasileira e reconhecido pelos pares e aficionados da ficção científica nacional", começa por referir. "O livro 'A Espinha Dorsal da Memória', de sua autoria, alcançou um feito inédito ao receber o prestigiado prémio internacional Caminho de Ficção Científica (1989). Publicado primeiramente em Portugal, colecionou elogios e críticas favoráveis, agora reunidas na Fortuna Crítica com mais de 30 páginas, acrescentada nesta edição da Bandeirola", refere. "Apontado por escritores e críticos como um dos livros mais importantes da ficção científica nacional, a obra contribuiu para consolidar a identidade de toda uma geração da ficção científica. O livro traz doze contos divididos em duas partes independentes entre si", descreve.

"O conto lido em voz alta aqui nesse vídeo é 'O espelho-relâmpago no oco do ciclone', em que decifradores tentam estabelecer os padrões das tempestades de areia marcianas, talvez uma espécie de linguagem estabelecida pelos intrusos", conta. "Na primeira parte, entre outros contos, está o ganhador do Prémio Nova de 1989, 'Sympathy for the Devil', e o curtíssimo 'Mal-assombrado', em que morcegos e monstros, cada vez mais monstros, se debatem. Já em 'Os Ishtarianos Estão Entre Nós', um escritor às voltas com uma invasão de formigas em sua cozinha tenta descrever a Terra sendo invadida por alienígenas; e o elogiado 'Cão de Lata ao Rabo', onde um cientista consegue criar uma fenda no continuum espaço-tempo e acaba arremessado em outro universo perseguido por criaturas monstruosas", indica.

"Na segunda parte concentram-se as narrativas em que uma raça alienígena é delineada em cinco contos impressionantes. Dentre eles, 'Mestre de Armas', ganhador do Prémio Nova de 1990, aborda o treino militar de adolescentes para enfrentar os intrusos. A ação de 'Príncipe das Sombras' decorre na noite em que a raça alienígena fez contacto com a Humanidade, sendo a história narrada por um jovem escritor de ficção científica, dono de um cineclube no Rio de Janeiro", aponta.


Contos do livro "A Espinha Dorsal da Memória":

Parte I: Mal-assombrado . Os Ishtarianos estão entre nós . Catálogo de exposição . História de Maldun, o Mensageiro . Cão de lata ao rabo . Mare Tenebrarum . Sympathy for the Devil

Parte II: Príncipe das Sombras . Jogo rápido . Stuntmind . Mestre de Armas . O espelho-relâmpago no oco do ciclone


Editora Bandeirola


Sandra Abrano propõe a obra de um autor já distinguido em Portugal, escrevendo sobre os seus livros e os respetivos temas.

Sandra Abrano é escritora e editora da Bandeirola. "Apaixonada por leitura em voz alta", desenvolveu com uma amiga o hábito de lerem juntas "algumas obras clássicas em ótimos encontros semanais anteriores à pandemia". Também está nas redes sociais em Instagram e Facebook @editorabandeirola e @SandraAbrano.

119 views0 comments

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now