Search
  • Paulo Jorge Pereira

Sandra Barão Nobre lê "Uma Volta ao Mundo com Leitores"

Licenciada em Relações Internacionais, apaixonada por viagens, leituras e livros, Sandra Barão Nobre publicou "Uma Volta ao Mundo com Leitores" que hoje aqui apresenta. Ficamos a conhecer um pouco dessa experiência e fica o convite para a descoberta do seu maravilhoso projeto intitulado abiblioterapeuta.com - imperdível!



Sandra Barão Nobre dá-nos a conhecer um excerto do seu livro "Uma Volta ao Mundo com Leitores", mas faz muito mais do que isso. Eis como a própria traça o seu retrato rápido: "Cidadã portuguesa nascida em França em 1972, regresso a Portugal com a família em 1980 e vivo em Portimão, no Algarve, até ao fim dos estudos secundários. Em 1995 licencio-me em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. Desempenho funções na Telecel, na Câmara de Comércio Uruguaio-Portuguesa (em Montevideu), na Fundação de Serralves e na livraria on-line WOOK (do Grupo Porto Editora), onde trabalho entre 2003 e 2015. Nos entretantos, nunca parei de viajar. Em 2011, crio o acordofotografico.com — um site onde, com fotografias e textos da minha autoria, homenageio o ato de ler — e em 2014 parto de mochila às costas para fazer uma volta ao mundo e fotografar leitores."

Ora, é a partir daqui que se proporcionam as condições para um momento memorável. "Desta experiência resultaria a publicação e um livro, em 2017, pela editora Relógio d’ Água: 'Uma Volta ao Mundo com Leitores'. Após o regresso a Portugal, decido mudar de vida e trabalhar por conta própria. Obtenho um certificado internacional de Coaching Practitioner, faço formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e lanço, em 2016, abiblioterapeuta.com, um conjunto de serviços de Biblioterapia."


Relógio d'Água


"Não posso passar sem viajar, ler e escrever. Aprender continuamente é o meu maior estímulo", confessa a biblioterapeuta.

Como se processa tudo em função dessa mudança de vida? "Desde então acompanho clientes particulares (individualmente) ou institucionais (em grupo) em processos biblioterapêuticos, coordeno projectos de voluntariado em torno da leitura em voz alta e dinamizo acções de formação sobre Biblioterapia, o cérebro leitor e a promoção da leitura. Estas atividades permitiram-me contactar e formar milhares de pessoas nos últimos cinco anos. Não posso passar sem viajar, ler e escrever. Aprender continuamente é o meu maior estímulo."


68 views0 comments