O livro de poesia de Hugo Amaro, intitulado "Rio Percorrido", volta a ser tema de abordagem aqui no blog, recordando-se a leitura pela voz de Tânia Caldeira. O poema escolhido chama-se "Ocaso".
Hugo Amaro nasceu no Funchal em 1962, vivendo com a família na Madeira até à adolescência. A escrita, os livros e as leituras tornaram-se paixão desde a infância, sobretudo através de autores como Fernando Pessoa, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Thomas Mann e Herman Hesse. Na década de 80, os estudos em Direito levaram-no para Coimbra, ali se licenciando. De volta à ilha, exerceu advocacia, trocando essa atividade pela Administração Pública como consultor e administrador nos serviços de saúde.
Quando pensou em iniciar obra literária, a prosa foi o seu objetivo, mas, para já, são os poemas escritos ao longo dos anos que o levam à publicação de estreia com "Rio Percorrido - Pedaços de Vida", recentemente apresentado. "Rio Percorrido", de Hugo Amaro, foi proposta de leitura aqui por diversas vezes. Aqui se recorda o momento em que Tânia Caldeira optou pela obra, propondo o poema "Ocaso".
Edições Vieira da Silva
"(...) Ser poeta é amar, amar desenfreadamente/Como um louco que imola o coração/Mesmo quando tudo lá fora é frio, fatalidade, átomo que morre", escreve Hugo Amaro no livro "Rio Percorrido".
Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova desde junho de 2002, Tânia Caldeira também completou o curso intensivo de segurança e defesa no Instituto de Defesa Nacional. Entre 2003 e 2007 foi jornalista no Jornal da Madeira. Assessora para a comunicação e assuntos externos no gabinete do secretário regional dos Assuntos Sociais no Governo Regional da Madeira de 2007 a 2015, nesse período realizou ainda uma pós-gradução em Gestão da Saúde na Lisbon School of Business & Economics da Universidade Católica.
Em maio de 2015 foi nomeada assessora de imprensa do secretário regional da Saúde, Manuel Brito. Mais tarde seria adjunta de Pedro Ramos, também secretário regional da Saúde, funções que pediu para deixar no último trimestre de 2018, depois de ter sido convidada para exercer funções no grupo privado Medical Holding International. Em seguida desempenhou funções no Atalaia Living Care.
Kommentare