Search
  • Paulo Jorge Pereira

Taciana Valença lê "Calda de Mel"

A estreia de Taciana Valença aqui no blog fica assinalada com a leitura do seu poema "Calda de Mel", ainda não publicado em livro. Mas nem só da escrita se faz uma vida multifacetada e recheada de intensa atividade em diversas áreas.



Taciana Valença é administradora de empresas por formação (UFPE-1988), árbitra e mediadora de conflitos, tesoureira da LETRART - Rede de Associados Letras & Artes, da Cultura Nordestina, escritora, compositora, primeira vice-presidente da União Brasileira de Escritores-Recife e produtora cultural. Criadora e diretora da Revista Perto de Casa, cujo principal intuito é a divulgação do comércio e serviços da zona norte do Recife, além da divulgação do turismo e artistas locais, foi durante dois anos responsável pelo programa Perto de Casa na extinta TV SABER, onde divulgava também o trabalho de escritores e artistas de Pernambuco, além das entrevistas com profissionais liberais de diversas áreas. Em 2010 criou o "Navegando em Poesias", projeto que leva escritores e poetas a bordo de um catamarã declamando poemas nas águas do Rio Capibaribe. Também é responsável pelo projeto "Conversando Perto de Casa" da Livraria Jaqueira.

Como compositora, é a autora do frevo "Segura a Onda", de um antigo bloco de Carnaval de Boa Viagem e do frevo "Na Voz de Claudionor", em homenagem ao grande intérprete, em parceria com o Grupo Som da Terra, frevo que está no CD dos 40 anos do grupo. Este ano compôs a letra da música Espelho da Terra, junto com o poeta Sidney Ramos, cabendo a música a Isaac Sete Cordas, feat de Laura Sivini.

Como escritora tem dois livros infantis ("Malu em Apuros" e "Especialmente Criança", de 2010), um livro de poemas ("FEBRE", de 2018) e um de contos e crónicas ("Sumiço do Ovo"), além de ter participado em diversas antologias na Câmara Brasileira de Jovens Escritores, União Brasileira de Escritores, Oficina Raimundo Carrero, Antologia de Poetas da Língua Portuguesa, entre outras.


Poema ainda não editado em livro


Além da formação na área de administração de empresas, Taciana Valença desenvolve intensa atividade no universo da escrita e dos livros.

Taciana Valença foi responsável pelo Palco da Tribuna das Artes na Flipo nos anos de 2017 e 2018, participou na FIG representando a União Brasileira de Escritores na palestra "A Responsabilidade do Escritor", é coordenadora do projeto Destaque Literário da Cultura Nordestina Letras e Artes, participa no grupo de estudos de Clarice Lispector e do teatro lido, ambos sob a coordenação da escritora Fátima Quintas.

24 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now