Search
  • Paulo Jorge Pereira

Vanessa Riambau Pinheiro lê "Outras Fronteiras", de Ana Mafalda Leite

A professora universitária Vanessa Riambau Pinheiro escolhe a poesia da investigadora científica luso-moçambicana Ana Mafalda Leite para apresentar um excerto da sua obra "Outras Fronteiras - Fragmentos de Narrativas".



O trabalho de Ana Mafalda Leite estende-se da investigação na área das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa à poesia. Nascida em Aveiro a 23 de agosto de 1956, muito jovem foi viver para Moçambique, estudando na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Em entrevista de 2006 à RTP contou que um dos primeiros autores moçambicanos que leu foi o poeta José Craveirinha e ainda alguma poesia de Glória de Santana. Mas, em simultâneo, também tomava contacto com Herberto Helder e Ramos Rosa. Depois de cerca de duas dezenas de anos em solo moçambicano, no regresso a Lisboa chegou para finalizar a licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica (1978) e nunca deixou para trás o país de onde viera. Quando precisou de "optar por uma área de trabalho para a pós-graduação, "as saudades de Moçambique e o desejo profundo de conhecimento da literatura moçambicana" contribuíram para que se decidisse por uma tese com a poesia de Craveirinha. Mestre em Literaturas Brasileiras e Africanas em Português (1986), doutorada em Literatura Portuguesa/Literaturas Africanas em Português (1989), as missões de Ana Mafalda Leite passaram também pela docência na Faculdade de Letras, pelo desenvolvimento de uma série de trabalhos de investigação e pela escrita de poesia. Publicou "Em Sombra Acesa", "Canções de Alba", "Mariscando Luas" - neste caso com as participações de Luís Patraquim e Roberto Chichorro -, "Rosas da China", "Passaporte do Coração", "Livro das Encantações" e "Outras Fronteiras - Fragmentos de Narrativas". A sua atividade percorre ainda áreas como a tradução, o ensaio ou a crítica. Entre diferentes projetos coordenados incluem-se, por exemplo, "Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial" e "Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono".


Kapulana Editora


"Vou escrevendo poemas ao longo de alguns anos e eles vão ganhando uma lógica temática e chega o momento em que está relativamente feito o livro. Neste caso, tinha pensado em escrever um romance e andei a fazer pesquisa sobre os séculos XVIII e XIX em Tete, mas acabei por encontrar uma forma intermédia que são os fragmentos de narrativa em poesia", afirmou Ana Mafalda Leite em entrevista acerca da obra aqui apresentada.

Vanessa Riambau Pinheiro é professora de Literaturas de Expressão Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba, no Brasil. Concluiu pós-doutoramento em Estudos Africanos pela Universidade de Lisboa em 2017 e conta com diversas obras de crítica literária publicadas.

27 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now