top of page
Search
  • Paulo Jorge Pereira

Carla Martins Costa lê "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen

Lançada em 1958, a obra "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner, foi a primeira de cariz mais juvenil que a escritora publicou e é a proposta da jornalista Carla Martins Costa.



A principal componente da obra de Sophia é a poesia, mas a escritora não se ficou por este género e também publicou livros com histórias para crianças que, de início, contara aos filhos, depois as transformando para textos escritos. "A Menina do Mar" foi o primeiro desses casos, com publicação logo em 1958, contando a história de um rapaz e de uma rapariga e da relação de amizade que entre eles se estabelece. O livro deu origem a uma peça musical do maestro Fernando Lopes-Graça em 1961, com a voz da atriz Eunice Muñoz na leitura da história, mas também a uma de Bernardo Sassetti com Beatriz Batarda e outra de Filipe Raposo num registo de jazz a partir do trabalho de Sassetti, além de também ter sido adaptado ao teatro num musical de Filipe La Féria. No ano passado, enquanto parte das celebrações do centenário do nascimento da escritora, "A Menina do Mar" esteve no Teatro Luís de Camões com uma adaptação musical em que a orquestra foi dirigida por Martim Sousa Tavares, maestro e neto de Sophia.

A obra de Sophia de Mello Breyner Andresen já foi abordada aqui no blog a 4 de maio quando a jornalista Berta Rodrigues leu um excerto d'"O Rapaz de Bronze".


Porto Editora

A edição original da obra, publicada em 1958 pela Figueirinhas, teve ilustrações de Sarah Afonso.

Jornalista há mais de 20 anos, Carla Martins Costa começou no Telejornal da RTP1 e ali trabalhou até ingressar na ACJ, hoje grupo Impresa, onde esteve durante 18 anos. Passou por várias publicações como quadro e colaboradora, ficando na TVmais como base e onde ainda se encontra, agora na Trust in News. Colabora também com a PRIMA e o site Holofote.

76 views0 comments
bottom of page