top of page
Search
  • Paulo Jorge Pereira

Joaquim Semeano lê "O Desconhecido no Espelho"

Jornalista durante três décadas, Joaquim Semeano cultivou desde criança o gosto pela escrita e pelos livros. Aqui apresenta o conto "O Desconhecido no Espelho" que faz parte da sua obra "Bonecos de Palha".



Há mais de quatro décadas, quando ainda era estudante do ensino secundário e tinha apenas 12 anos, o futuro desenhou-se à frente de Joaquim Semeano sob a forma de uma primeira distinção para a sua escrita: venceu um concurso de poesia com o poema "Eu em Fúria". Jornalista durante 30 anos, primeiro no jornal Record e depois na revista Super Interessante, Semeano venceu em 2011 o prémio literário Maria Rosa Colaço, da Câmara Municipal de Almada, com o livro infantil "Era Uma Vez Um Nariz", cuja publicação se concretizou em 2013.



Atualmente é formador de escrita criativa - em 2015 criou um projeto de escrita criativa para crianças com colaborações na escola Escrever Escrever e na Universidade Popular de Almada. "Bonecos de Palha" é o título do livro de contos que publicou depois de títulos como o já referido "Era Uma Vez Um Nariz", "Todas as Caras de Um Gato" (2015), "A Aldeia Suspensa" (2015), "A Árvore-Floresta" (2018) e "A Pulga Atrás da Orelha" (2019).



Neste livro de contos, a mestria da escrita de Joaquim Semeano conduz o leitor por caminhos recheados de emoções contraditórias - entre a alegria desmesurada e a melancolia, do riso descontrolado às lágrimas de súbita tristeza.


Publicação de autor na plataforma CreateSpace (Amazon)


A partir de 2015, Joaquim Semeano mostrou em escolas, bibliotecas e centros de explicações o seu projeto de escrita criativa para os mais jovens.

Joaquim Semeano participa pela segunda vez aqui no blog. A estreia registou-se com a leitura de um excerto de "Mulheres de Cinza", de Mia Couto, no passado dia 25 de junho. No seu site podem ficar a saber mais sobre o autor e a sua atividade literária e não só...


37 views0 comments
bottom of page