top of page
Search
Paulo Jorge Pereira

"Serões da Província", de Júlio Dinis

Depois de aqui ter sido apresentado um excerto do livro "As Pupilas do Senhor Reitor", Júlio Dinis volta a ser tema com a obra "Serões da Província", publicada em 1870.



Joaquim Guilherme Gomes Coelho, nascido no Porto a 14 de novembro de 1839, entraria na História da Literatura portuguesa com o pseudónimo de Júlio Dinis (mas também escreveu sob pseudónimo feminino - Diana de Aveleda -, sob o qual publicou "Os Novelos da Tia Filomena" e "O Espólio do Senhor Cipriano", respetivamente, em 1862 e 1863). Com ascendência inglesa na família e educado de acordo com os seus princípios, essa influência foi marcando presença na sua obra, sobretudo no livro "Uma Família Inglesa", onde é feito um retrato preciso da burguesia do Porto. Aos 19 anos já se estreava a publicar com "Justiça de Sua Majestade", altura em que também publicou a peça "Um Rei Popular", e poucos anos depois licenciou-se em Medicina (1861). Porém, a tenebrosa sombra da tuberculose, que lhe matara a mãe e a avó materna e iria vitimar os seus oito irmãos, manifestou-se de forma intrusiva, interferindo no que seria a sua atividade normal como médico. Teve de retirar-se para casa de uma tia em Ovar (que lhe serviria de inspiração para a obra "A Morgadinha dos Canaviais", tal como a prima e madrinha Rita de Cássia Pinto Coelho seria o modelo para a personagem Jenny de "Uma Família Inglesa") e, mais tarde, passou uma temporada na Madeira, sempre em busca de tratamento e possível cura.

Iria tornar-se docente na Escola Médico-Cirúrgica do Porto e, como Júlio Dinis, ia escrevendo contos e poemas para publicações como A Grinalda e o Jornal do Porto, nesta última apresentando em 1866, sob a forma de folhetim, "As Pupilas do Senhor Reitor", de que aqui se lê um excerto. Como livro, a obra seria publicada em 1867. Nesse mesmo ano, depois do sucesso com o livro anterior, sairia no Jornal do Porto, sob a forma de folhetim, "Uma Família de Ingleses", transformado em livro com o título de "Uma Família Inglesa" em 1868.

O sucesso e a popularidade do que escrevia levaram Júlio Dinis a apresentar, ainda em 1868, "A Morgadinha dos Canaviais", seguindo-se "Serões da Província" (1870), "Os Fidalgos da Casa Mourisca" (1871) e "Poesias" (1873). Mas o estado de saúde sofria agravamentos constantes, a tuberculose não iria poupá-lo: a 12 de setembro de 1871, com apenas 31 anos, faleceu no Porto.

No passado dia 22 de novembro, "As Pupilas do Senhor Reitor" foi o primeiro livro de Júlio Dinis com leitura de um trecho aqui no blog.


Porto Editora


"Serões da Província" foi o livro de Júlio Dinis que se seguiu à obra "A Morgadinha dos Canaviais", tendo sido publicado em 1870.

As suas obras tiveram, entre 1921 e 1961, seis adaptações cinematográficas, metade delas para "As Pupilas do Senhor Reitor", duas dedicadas ao livro "Os Fidalgos da Casa Mourisca" e uma da obra "A Morgadinha dos Canaviais". Em televisão também houve adaptações, a primeira em 1964 numa peça transmitida pela RTP com Nicolau Breyner e Ruy de Carvalho no elenco, seguindo-se telenovelas no Brasil e minisséries em Portugal.

375 views0 comments

Comments


bottom of page