Search
  • Paulo Jorge Pereira

Rogério Azevedo lê "Os Cus de Judas", de António Lobo Antunes

Updated: Apr 25

O experiente jornalista de A Bola apresenta um excerto de uma das primeiras obras do consagrado autor de livros como "Auto dos Danados", "Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura" ou "A Última Porta Antes da Noite". Prémio Pessoa em 2007 e agraciado com inúmeras distinções, a Lobo Antunes parece mesmo só faltar o Nobel.

Ninguém fica indiferente à escrita, personalidade e vasta obra de António Lobo Antunes que granjeou respeito e admiração além-fronteiras. Há quem ame e quem deteste, quem seja fiel leitor e quem se mantenha à margem. Nascido em Benfica a 1 de setembro de 1942 e filho de um neurologista/professor que foi assistente de Egas Moniz, Lobo Antunes licenciou-se em Medicina (iria especializar-se em Psiquiatria). O seu trabalho literário, traduzido e publicado em dezenas de países, é muito marcado pelas terríveis experiências como cirurgião militar na guerra colonial, onde esteve entre 1971 e 1973. As cartas que trocou com a mulher nesse período foram reunidas em livro pelas duas filhas e passadas para o grande ecrã em 2016, neste filme realizado por Ivo M. Ferreira. Autor de dezenas de romances e de diversos livros de crónicas, o seu nome tem sido muitas vezes apontado como candidato ao Prémio Nobel, um dos poucos que lhe faltam.


Publicações Dom Quixote

"Do que gostava mais no Jardim Zoológico era do ringue de patinagem sob as árvores e do professor preto muito direito a deslizar para trás no cimento em elipses vagarosas sem mover um músculo sequer, rodeado de meninas de saias curtas e botas brancas, que, se falassem, possuíam seguramente vozes tão de gaze como as que nos aeroportos anunciam a partida dos aviões, sílabas de algodão que se dissolvem à maneira de fios de rebuçado na concha da língua", escreve António Lobo Antunes em "Os Cus de Judas".

Rogério Azevedo é um dos nomes mais respeitados da imprensa, tendo recebido diversos prémios ao longo do percurso profissional.


17 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now