Search
  • Paulo Jorge Pereira

"Seguimos", de Katarina Lavmel

No jardim junto à Câmara Municipal de Tavira, eu e a autora cuidámos desta gravação num encontro recente: o poema "Seguimos", inserido no livro "Anturaz", de Katarina Lavmel.



Katarina Lavmel é poeta, animadora cultural e professora de língua polaca. Concebeu e organizou duas edições da Festa Poética em Kobylnica e sete edições do concurso poético para os alunos do ensino médio na região de Słupsk, na Polónia. Autora de volumes de poesia: Żona Beduina ("Esposa de um Beduíno", Bydgoszcz, 2011), Szept i przestrzeń ("Sussurro e Espaço", Varsóvia 2014), Entourage ("Anturaz - Ambiente", Poznan 2020). Publicou os seus poemas em antologias e revistas: "Topos", “Aktant", "Liry Dram", "Poezja dzisiaj", "Angora", "Mroczna Środkowo-Wschodnia Europa", "Kontury", "Powiat Słupski", "Pegaz Lubuski". Participou em vários encontros de artistas e festivais de literatura na Polónia e no estrangeiro. É membro do Clube de Poetas de Gdańsk e do Grupa Literyczna "Na Krechę". Foi galardoada com a bolsa do Presidente da Câmara Municipal de Słupsk na área de cultura em 2011 e 2020. É a redatora de "Azulejo Vestido com Centáureas", Antologia da poesia polaco-portuguesa (Varsóvia, 2020). Há mais de dois anos que vive em Portugal, país pelo qual é fascinada.

O trabalho de Katarina Lavmel tem sido presença frequente aqui no blog. No passado dia 20, a leitura do poema que hoje se apresenta foi feita pela própria autora polaca, no seu idioma; agora fica a versão portuguesa que gravámos em Tavira no mesmo dia.


Editora FONT


Katarina Lavmel vive no Algarve há mais de dois anos.

Participou em diversos festivais internacionais e polacos: Festival de Poesia Eslava (2014 e 2016), Festival de Poesia Polac em Varsóvia, Festival Internacional de Poesia "Poesia a Sul" (2019 e 2020), Festival Internacional de Poesía "Poetas en Mayo" (Espanha, 2020), Festival "Locomotiva Branca" Lazieniec (Polónia, 2020).

31 views0 comments