Search
  • Paulo Jorge Pereira

"A Chama de Adrião Blávio", de Joana M. Lopes

Um regresso à obra "A Chama de Adrião Blávio", de que a própria autora, Joana M. Lopes, já apresentou aqui um excerto, é a proposta de hoje. Trata-se do livro que estou a ler nesta altura: prosa com linguagem poética, dois desamparados a quem seguimos de forma desamparada pelas páginas fora.



Não deixa de ser muito interessante que "A Chama de Adrião Blávio", romance que apresenta uma prosa de recorte e linguagem poética, nos apresente dois desamparados numa altura em que desamparados estamos face à pandemia. E é desamparados que acompanhamos, pelas páginas fora e graças ao talento de Joana M. Lopes, aquele improvável casal desamparado. É o livro que estou a ler e, portanto, não chegou ainda ao fim o meu desamparo, mas quis apresentar aqui uma leitura antes de terminar para não ter já uma perspetiva final.

Não é a primeira vez que este romance aqui é abordado - a estreia aconteceu pela voz da própria autora, no passado dia 25 de setembro. Antes, a 3 de junho, Sara Loureiro lera um excerto do primeiro trabalho de Joana M. Lopes: "A Vida de um Homem que Perseguia Poemas".


Alêtheia Editores


Romance de desamparados, "A Chama de Adrião Blávio" conduz-nos de forma desamparada pelas páginas fora sem conseguirmos escapar desse desamparo.

Nascida em 1984, Joana M. Lopes é licenciada em Animação Cultural e mestre em Animação Artística, dedicando-se a programas no âmbito da mediação cultural além de ser artista plástica. Começou por dedicar-se à escrita de livros infantojuvenis, publicando "De onde Vêm as Bruxas" - que recebeu o prémio do Pingo Doce para Literatura Infantil -, "O que Tem a Barriga da Mãe?", "Corações aos Milhões", "Manuel, o Menino com Asas de Livros" e "Marcelo, o Presidente" antes da estreia no romance com "A Vida de um Homem que Perseguia Poemas", seguindo-se "Cabeça de Andorinha".

"A Chama de Adrião Blávio", publicado recentemente, é o seu segundo romance. A atividade da autora pode ser acompanhada através das redes sociais, seja no Facebook ou no Instagram.

22 views

© 2020 by Livros Lidos. Direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now