Search
  • Paulo Jorge Pereira

Armando Liguori Junior lê "A Máquina", de Adriana Falcão

Updated: Mar 12

"A Máquina", de que Armando Liguori Junior aqui apresenta um excerto, é o primeiro romance da argumentista Adriana Falcão. Mas o seu trabalho estende-se por diversos campos entre a Literatura e o Cinema, passando por Teatro e Televisão.



É na 7.ª Arte e na televisão, sobretudo, que Adriana Franco de Abreu Falcão, nascida a 12 de fevereiro de 1960 no Rio de Janeiro, mais tem desenvolvido a sua atividade, em especial como argumentista, mas não só. Esse papel foi desempenhado, por exemplo, no conhecido Porta dos Fundos, na série (1999) e no filme (2000) "O Auto da Compadecida", nas séries "A Comédia da Vida Privada", "As Brasileiras", "Louco por Elas", "A Grande Família" (2001), "Mulher", "A Fórmula" (2017) e "Mister Brau" (2018), além de "Amor e Sorte" (2020); no grande ecrã, ora a colaborar, ora em adaptação, ora como produtora, trabalhou em "Se Eu Fosse Você", "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", "Irma Vap - O Retorno" e "Fica Comigo esta Noite" (todos de 2006); "Chega de Saudade" (2007); "A Mulher Invisível" (2008); "Se Eu Fosse Você 2" (2009); "Eu e Meu Guarda-Chuva" e "Só Dez por Cento é Mentira", ambos de 2010.

Quanto à Literatura, Adriana Falcão tem escrito romances, contos, livros para público mais jovem e teatro, estreando-se em 1999 com o livro hoje aqui apresentado por Armando Liguori Junior, "A Máquina". Seguiram-se "Mania de Explicação" (2001), "Luna Clara & Apolo Onze" e "Histórias dos Tempos de Escola" (os dois de 2002), "O Doido da Garrafa", "Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento" e "Contos de Estimação" (os três de 2003), "A Comédia dos Anjos" e "PS Beijei" (ambos de 2004), "A Tampa do Céu", "Contos de Escola", "O Zodíaco - Doze Signos, Doze Histórias" e "Tarja Preta" (de 2005, este último em forma de peça teatral), "Sonho de uma Noite de Verão" (2007), A Arte de Virar a Página" (2009), "O Homem que só Tinha Certezas" (2010) e "Queria Ver Você Feliz" (2014), este dedicado à história de vida dos seus pais, a quem perdeu em criança devido a suicídios.

Ao longo do percurso foi recebendo vários galardões. Formada em Arquitetura, foi casada com Tácio de Almeida Maciel (teriam uma filha, Tatiana) e com João Falcão (de quem tem as filhas Clarice e Maria Isabel).


Salamandra/Ilustrações de Fernando Vilela


Apesar de ser a escrita o seu campo de atividade profissional, Adriana Falcão tem formação superior na área da Arquitetura.

Armando Liguori Junior, ator e jornalista de formação, tem três livros publicados; dois de poemas ("A Poesia Está em Tudo" – Editora Patuá 2020; "Territórios" – Editora Scortecci 2009; e um de dramaturgia: "Textos Curtos para Teatro e Cinema (2017) – Giostri Editora). Atualmente mantém um canal no YouTube (Armando Liguori), dedicado a leituras literárias, especialmente de poesia. Estreou-se nas leituras aqui para o blog com "Se te Queres Matar Porque Não te Queres Matar?", de Álvaro de Campos, a 15 de julho do ano passado, seguindo-se "Continuidades", de Walt Whitman, a 7 de agosto e "Matteo Perdeu o Emprego", de Gonçalo M. Tavares, a 11 de setembro, várias leituras do meu "Murro no Estômago" (a 16 de outubro do ano passado e a 5 de setembro deste ano). Já este ano, a 12 de fevereiro, apresentou "Pelo Retrovisor", de Mário Baggio, seguindo-se "A Gaivota", de Anton Tchekhov, a 27 de março, Dia Mundial do Teatro; "A Máquina de Fazer Espanhóis", de Valter Hugo Mãe, a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa; e, a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com leituras de "Cheira Bem, Cheira a Lisboa", de César de Oliveira, e um trecho de "Viagem", de Miguel Torga. No passado dia 26, a escolha recaiu em "O Medo", de Carlos Drummond de Andrade. Niels Hav e "Em Defesa dos Poetas" foi o passo seguinte, a 28. Antes de hoje, Armando Liguori Junior apresentara "Algo Está em Movimento", de Affonso Romano de Sant'Anna, a 30 de outubro do ano passado. A 2 de março leu "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado.

63 views0 comments

Recent Posts

See All